17 de agosto de 2010

Os 9 elementos...

Boa noite a todos.. Com muita alegria que venho escrever mais um post, ultimamente está meio difícil de escrever, parece que as idéias não aparecem mais.. Mas quando menos espero o Espírito Santo começa a ministrar algo em meu espírito, e é assim que venho escrever, algo que o Espírito Santo ministrou em mim.. Espero que o Senhor abençoe a todos com entendimento, paz e alegria, que o Espírito do Senhor ministre no seu coração através deste pequeno e simples estudo. Amém!

Então vamos lá, iniciaremos com o texto de Gálatas 5:22 que diz, "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança".
Vamos explicar o que são um a um. 1° AMOR - o que diz a Bíblia diz à respeito do amor? Leiamos 1 Coríntios 13:4-8, "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amos jamais acaba''.

2° Gozo - Romanos 15:13 diz, "Que o Deus da esperança vos encha de todo gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo". O gozo, é a alegria, não aquela alegria passageira que se encontra numa roda de amigos, que se acha numa festa, não, a alegria bíblica, é aquela alegria que não passa, assim como o amor não passa a alegria também não, logicamente há momentos de choro, de tristeza, mas tais momentos passam, a alegria porém deve continuar. Alegria, gozo no Senhor, júbilo, é quando o coração se enche de uma forma que parece que vai encher até explodir, essa é a alegria que provém do Deus Altíssimo. Como diz em Romanos, que produz esperança no poder do Espírito Santo, que produz a satisfação pela salvação, pelo poder do Espírito Santo em nos salvar.

3° Paz - A Paz é fruto do Espírito como é citado em Gálatas, sentimento esse que mostra, que por mais que se enfrente uma situação difícil o Senhor te guia e guarda, e a paz, pode ser traduzida como confiança e tranquilidade (novo acordo ortográfico sem o trema "¨") no agir de Deus em nossas vidas, o agir de Deus nas situações.

4° Longanimidade - Firmeza de ânimo, coragem.. Ser longânimo, é ser determinado no que for se fazer, não desistir. Isto deve com certeza marcar o caráter de um cristão verdadeiro, se posicionar em algo e alcança-la, permanecer firme no propósito que Deus tem dado a cada um e na salvação. Provérbios 14:29, "O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura".
"Corroborados em toda fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo", Colossenses 1:11. Aqui podemos ver que um fruto do Espírito anda em conjunto com outro.

5° Benignidade - É produzir bondade, clemência, misericórdia, ser bondoso é ser misericordioso, assim como Deus o é. Mateus 5:7 dia, "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericordia". Sejamos então bondosos para que Deus possa usar de bondade para conosco.
A bíblia nos mostra o tanto que Deus é bondoso e misericordioso, como o exemplo de Paulo, que perseguia a igreja, mas Deus mostrou sua bondade e conquistou a Paulo, que o serviu por toda a vida. Assim como na Bíblia, nós podemos ver e sentir a bondade de Deus, através do ar que respiramos, embora destruamos a camada de ozônio e todo o resto do planeta, Deus nos da uma completa porção diária de ar, de água, embora em outros países, briga-se pela água até a morte.
Isso é juízo de Deus, resultado da iniquidade do homem, da dureza do coração do homem, da maldade, pelas abominações, pela idolatria, pela adoração à ddemônios, muitos venerados nas mais diversas religiões, desde o budismo ao espíritismo, do shintoismo ao catolicismo. A benignidade está ligada ao íntimos do ser humano, ao sentimento.

6° Bondade - Bastante falado acima. A bondade em si é o ato, enquanto a benignidade está ligada à disposição em se fazer a bondade. Vemos isso quando Jesus, após a morte de João Batista, saiu da presença de todos e foi orar, sob o pesar da morte do amigo, porém uma multidão o seguia, deste modo sem ter a multidão o que comer, Jesus comoveu-se em seu interior (ele era, e é benigno, pois gera a bondade) e promoveu um banquete com pães e peixes, pela benignidade em seu interior compadeceu-se, e pela sua compaixão gerou o ato da bondade, que satisfez a fome multidão.

7° Fé - Criei um pequeno estudo sobre a fé, para ver, clique aqui. Portanto, só colocarei o que Hebreus 11:1 diz sobre a fé, "Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem".
Romanos 10:17 diz que a fé tem uma procedência, "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus".

8° Mansidão - É comum hoje em dia esbarrarmos em pessoas transtornadas, iradas, violentas, coisas tais que desagradam completamente à Deus. Um manso de coração é aquele apaziguador, calmo, que não se intimida diante das opressões. Mateus 5:5 "bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra;". grandes coisas tem preparado Deus as seus santos, pois são mansos. Pessoas maleaveis perante Deus, irrepreensíveis perante os homens.

9° Temperança - Algumas Bíblias atualizadas trazem a tradução Domínio Próprio, creio que de fato seja isso, uma pessoa temperante é aquela que pondera à respeito de tudo, que não são aquele tipo de crente mesmo, que não difere as coisas bíblicas, não pondera sobre o que diz, "Ahh, isso não pode, isso é adorar a satanás" e coisas do tipo, que não resguardam a língua, me diga, sendo você incrédulo, e um "crente" chega e diz "Isso que você faz é adoração a satanás", você iria a uma igreja? Você iria ficar contente? Não! É claro que não! Isso machuca, mesmo que de fato seja contra os princípios de Deus, tais coisas exigem sabedoria, e não escancarar a boca e falar aquilo que de fato não levará a pessoa ao arrependimento. Temperante, que domina a si mesmo, que sabe se conter, sabe discernir entre o certo e o errado e faz o certo, odeia o pecado e abomina as manifestações da carne, domina a própria carne e segue pelo caminho estreito carregando sua cruz.

Como vemos, todos estes 9 itens, interagem entre si, pois provém do Espírito Santo, coisa que é manifesta nos cristãos que seguem a Deus, que são batizados no Espírito. Encerro transcrevendo os versos 23,24 e 25 do capítulo 5 de Gálatas, "Contra essas coisas não há lei. E Os que são de Cristo crucificaram as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito". Quem afirma ser de Cristo, afirma também andar no Espírito, e se ando no Espírito demonstra através do seu testemunho todos os frutos do Espírito.


1 comentários:

Gláucia karla disse...

Adorei seu blog
Jesus abençoe vc ^^

Facebook Google+ Twitter RSS