24 de maio de 2013

Sonhos

Bom dia a todos, depois de muito tempo venho novamente atualizar o blog, espero que realmente você possa ser beneficiado com isso. 

Conversando com algumas pessoas a respeito deste assunto, sempre me impressionei muito, de modo que a maioria das pessoas dizem 'sonhos são sonhos, nada de mais', 'nada possuem de significado', 'você sonho com aquilo que mais fez durante o dia', poucas foram as pessoas com quem conversei que falaram com entusiasmo sobre o assunto, ou até mesmo dão algum crédito aos sonhos que tem.

Enfim, hoje os sonhos caíram em descrédito por muitas pessoas. A maioria acredita que sonho é uma mera fantasia. Mas não deveria ser assim. A psicologia ensina que cada sonho esta diretamente relacionado a você mesmo, que cada pessoa que você vê em um sonho, de algum modo, é parte de você mesmo.

Eu particularmente acredito muito em sonhos, creio que neles são contidos muitos significados que podem nos ajudar a avaliar quem somos, o que realmente queremos, aquilo que damos mais valor, aquilo que deveríamos fazer. Muitas pessoas não conseguem nem se lembrar daquilo que sonham. Alguns acordam e logo se esquecem. E explicação pela qual isso acontece é bem simples. Aquilo que não possui valor para você, sua mente trata logo de apagar. Para reverter este quadro darei um conselho bem simples, coloque um papel e uma caneta na cabeceira da cama, logo quando acordar anote tudo. Outra dica é afirmar pra si mesmo que vai lembrar dos sonhos quando acordar, isso dá valor ao sonho, seu cérebro identifica isto como algo importante para sua sobrevivência e grava na memória.

Na história da humanidade vemos alguns casos em que os sonhos revelaram um grande avanço científico. Como por exemplo o sonho do químico alemão August Kekulé que desvendou a estrutura do benzeno:


 ...Estava sentado escrevendo meu manual, mas o trabalho não progredia; meus pensamentos estavam dispersos. Virei minha cadeira para a lareira e adormeci. Novamente os átomos saltavam à minha frente. Desta vez os grupos menores permaneciam modestamente no fundo. Meu olho mental, aguçado pelas repetidas visões do gênero, discernia estruturas mais amplas de conformação múltipla; longas fileiras às vezes mais estreitamente encaixadas, todas rodando e torcendo-se em movimentos de cobra. Mas veja só! O que é aquilo? Uma das cobras havia agarrado a própria cauda e a forma rodopiava de modo a debochar ante meus olhos. Como se à luz de um relâmpago, despertei; e desta vez, também passei o resto da noite tentando estender as consequências da hipótese.
Senhores, aprendamos a sonhar, e talvez então  encontraremos a verdade [...] mas também vamos ter cuidado para não publicar nossos sonhos até que eles tenham sido examinados pela mente desperta. - ROCKE, A. J. Hypothesis and experimentation in the early development of Kekulé’s benzene theory. Annals of Science, v.42, p. 355-381, 1985.

E há muitos outros que sonharam e ousaram acreditar em seus sonhos, de forma que puderam contribuir para com a humanidade. A Bíblia não fica de fora. Em Gênesis 37:5-8 vemos os relatos sobre José. 

Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. 
Seguindo a leitura bíblica a partir daí, vemos que José interpretou sonhos do Faraó do Egito no capítulo 41 e então vemos a confirmação do sonho de José no capítulo 42. Quando a terra já sofria pela falta de mantimentos, José governava no Egito, onde seus irmãos foram comprar alimento, aí se vê a confirmação dos sonhos de José.

No capítulo 28:10-17 de Gênesis vemos que Jacó teve um sonho: 
Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia.
E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
Deus fala conosco em sonhos assim como falou com Jacó e também com Labão, vejamos Gênesis 31:24
Veio, porém, Deus a Labão, o arameu, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal.
Também como disse Deus a Arão e Miriã em Números 12:6
E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.
Vemos assim, que tanto antigamente quanto hoje os sonhos possuem o mesmo valor, porém, o que mudou foi a nossa observação à eles. Na noite de quarta-feira (22/05) eu tive um sonho, segue o relato:
Sonhei que estava montado em uma bicicleta, descendo por uma região que parecia ser um deserto, eu andava por uma trilha já feita, que mais se parecia com uma vala, de modo que não tinha como virar o guidão, somente seguir pela vala. Eu descia com velocidade, e seguindo o caminho, passe do deserto à uma região de florestas, de florestas à uma região cavernosa. E por todo o caminho haviam serpentes e lobos, alguns rosnavam e as cobras davam o bote, porém, nenhum conseguiu me ferir. Assim acordei.
Na quinta-feira antes de dormir, como de costume, eu orei e Deus começou a falar comigo sobre sonhos e eu disse: 

-Deus, me dá uns sonhos legais, pois os da noite passada eu não entendi nada, muito doido e complicado.
-Só achou isso porque não compreendeu.
-Então me mostre o significado, me ensine.
-A bicicleta era o meio que te conduzia pela vida, era a fé, pois a minha palavra diz que o justo viverá da sua fé (Hebreus 7:18, Romanos 1:17, Habacuque 2:4) as regiões que encontrou eram as fases da sua vida, o trilheiro em que o pneu da bicicleta se encaixava era o caminho que Jesus seguiu na Terra, pois convém que o discípulo seja como o seu mestre (Mateus 10:25). O lobos e serpentes são os teus inimigos que ficam ao redor buscando a quem tragar (1 Pedro 5:8), porém, nenhum deles te suportou ferir por causa de Cristo (Tiago 4:7).
Outro sonho que tive, haviam dois mendigos, eles apertaram minhas mão em sinal de amizade, porém, ao me virar eles me cuspiam. Perguntei o significado pra Deus e ele me disse que algumas pessoas ao me redor se fazem de amigos, porém, nas minhas costas me cuspem e me odeiam. Sei lá, até hoje não sem que é e nem pretendo descobrir, que Deus as abençoe grandemente.

Bom irmãos(ãs), desejo que realmente vocês possam se esforçar para compreender os caminhos que Deus tem preparado para cada um. E que os sonhos nos ajudam, basta lhes dar algum valor e pedir o significado correto para Deus, Ele certamente nos dará.

Que o Deus de Israel te abençoe, te guarde e te livre do mal. Que você possa ver seu grande amor com que nos amou em Cristo Jesus, nos entregando a chave da vida eterna. Amém!

1 comentários:

Heidi disse...

O sonho da bicicleta 'e bem por ai, e contigo aprendi a dar valor nos sonhos...nada 'e a toa!!!! (pra quem vive em outra dimensao!)

Facebook Google+ Twitter RSS