6 de agosto de 2010

Exemplo de transformação...

Muitos de nós, sabemos que uma vida de recém convertido é duríssima. É como voltar a infância, onde o pai e a mãe, nos ensina, desde tomar banho, que para tudo há um tempo definido, para brincar e para estudar, descansar e trabalhar, da mesma forma é a vida de um novo convertido. Deve aprender coisas novas, e abandonar as velhas, aprender o que é pecado, e livrar-se dele, se pecar, bom, Deus é misericordioso e nos perdoará, porém sempre deve-se lutar até a última hora para não pecar.

Converter-se é transformar-se, e é sobre isso que eu gostaria de escrever um pouco. Há inúmeros exemplos de transformação, o que escrevo hoje, é sobre a transformação de caráter. Conheço pessoas que dizem "É claro, Deus muda, mas o caráter da pessoa fica como sempre foi, não muda", que tremenda baboseira essa, no meu ver essa é uma desculpa para continuar a fazer as mesmas coisas. A transformação, leva tempo, não é como um passe de mágica, o caráter deve ser moldado novamente.

Seus pais, ou circunstâncias, são os que moldam o caráter, veja, um pai que serve ou serviu no exército geralmente ensina a disciplina, e severidade ao seu filho. Um pai que é professor, procura moldar seu filho para que seja inteligente. E isso leva anos.

Todos temos uma Pai em comum, que é Deus, e Ele deseja nos ensinar e moldar nosso caráter segundo o que Ele é. É por isso que encontramos na bíblia versículos como:
1 Pedro 1:16 "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo".
Levítico 19:2 "Fala a toda congregação dos filhos de Israel: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou Santo".


2 Coríntios 5:17 "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". O ser nova criatura, é voltar ao que éramos antes da queda do homem la no jardim do Éden. Comunhão com Deus, intimidade, santidade. O trabalho de satanás foi o de torcer o homem, a torná-lo uma forma animalesca e provar para Deus, que o homem é perverso e que não quer nada com Deus. 1° Adão, santidade, comunhão com Deus, 2° satanás vem, faz o homem pecar e tudo vai por água abaixo, 3° Jesus vem é violentado, crucificado para que possamos voltar ao primeiro estágio. Isso é ser nova criatura, voltar ao primeiro estágio humano, consciente de Deus, comunhão, santidade, intimidade e tudo o mais.

Pela bíblia vou mostrar um exemplo de que Deus transforma o caráter. Lembra-se de Pedro? Pois é, ele mesmo, o corajoso e impetuoso, que pregou pela primeira vez em público e converteu quase três mil almas, três mil de uma vez só é bom , não é?

Agora voltemos um pouco e vejamos como era Pedro antes de ter seu caráter renovado pela ação do Espírito Santo. Pedro sempre foi de muito ímpeto e coragem, mas isso quando andava com Jesus, lembra-se de quando Jesus foi preso, e Pedro com medo, e sob pressão negou a Jesus três vezes? Assim Pedro era sem Jesus, o ímpeto de Pedro vinha pois estava com Jesus. No monte das oliveiras cortou a orelha de um soldado, e Jesus estava lá, após Jesus dizer que se não pudesse lavar os pés dos discípulos eles não poderiam encontrar com Ele nos céus, só assim Pedro permitiu a Jesus lavar seus pés, e quando Jesus disse que antes de o galo cantar ele o negaria três vezes, Pedro havia dito nesta ocasião que jamais o negaria, e se fosse preciso morreria com Jesus, porém quando Pedro estava distante de Jesus, negou-o três vezes.

Houve uma transformação ou não? O caráter foi transformado ou não?
Deus quer transformar você também, e a mim também. Mas como? Através da Palavra de Deus, a Bíblia, é através disto que o Espírito Santo irá transformá-lo na nova criatura. Pedro só foi transformado pelo Espírito Santo, durante o Pentecostes, quanto todos receberam o Espírito Santo, antes disso a Bíblia não relata nenhuma mudança de comportamento em Pedro, apenas relata que após a morte de Cristo, Pedro voltou a ser pescador.

Pedro andava com Jesus, conhecia Jesus, sabia que quem quisesse seguir a Cristo deveria andar como Cristo andava, Pedro sabia de tudo, como orar, como jejuar, estava em todas as pregações de Jesus, em todos os milagres, multiplicação dos peixes, da cura de sua sogra, da cura de inúmeros coxos, cegos, paralíticos, surdos, etc, etc, etc. Pedro conhecia o poder de Deus. Sendo assim, Deus o transformou, e Pedro além de ser corajoso e impetuoso com Jesus, foi corajoso e impetuoso após a morte de Jesus.

A transformação é esta, "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação de vosso entendimento, para que experimenteis, qual seja a boa, a agradável e perfeita vontade de Deus". (Romanos 12:2)
Pedro não se conformou com o que era, o Espírito Santo mostrou a ele, o quanto precisava de mudança, e ele entendeu que necessitava, Jesus provou isso na terceira vez em que se manifestou aos discípulos, perguntando três vezes se Pedro o amava. Pedro se dispôs, e foi transformado.

Se você, assim como eu, quer ser transformado, assim como Pedro o foi, então disponha-se, reconheça o seu fracasso sem Deus, deixe o pecado, abandone a velha vida, e aprenda com o exemplo de Pedro, que Deus tem o poder de transformar um caráter, transformar uma vida inteira, veja que coisa maravilhosa, Pedro passou de um simples pescador, a um pescador de homens, fazendo a vontade de Deus.

9 comentários:

Heidi disse...

Oi filho,passei pra te ler e pra te desejarum bom final de semana!Um beijo com muito amor!

Larissa kiomy disse...

Amém, esta palavra me ajudou bastante para conclusão de um teatro que Deus me inspirou a escrever.Que Deus abençoe sua vida!

Unknown disse...

Maravolhosas palavras.

Unknown disse...

Maravilhosas...

Unknown disse...

Maravilhosas...

Unknown disse...

Maravolhosas palavras.

Unknown disse...

Deus abençoe, muito bom, estou procurando comentarios biblicos para um esbolso de pregação, tema- A palavra que transforma, vida, finanças e carater

Unknown disse...

Amém palavras de transformação e refrigério pra nossas vidas.

Guerreirobh disse...

Deus continue abençoando a sua vida! Saúde e paz!

Facebook Google+ Twitter RSS