4 de fevereiro de 2012

Lição de Babel

Houve um tempo em que em toda a face da Terra se falava uma só língua, não havia o latim, nem o inglês nem o português, era uma só língua. A bíblia emGênesis 11 nos fala deste tempo e diz assim “Ora em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar”. Mas apenas uma linguagem e uma só maneira de falar não tem o mesmo significado? Não! Neste texto a Bíblia nos revela uma chave de como chamar a atenção de Deus, de como agirmos em sociedade, quando digo sociedade não me refiro somente à sociedade, mas sim como nos relacionarmos entre igreja, amigos, família.
Uma só linguagem, significa que todos se entendiam, falavam a mesma coisa, no capítulo 12 de Gênesis vemos que quando Deus disse a Abrão que saísse de sua terra e de sua parentela Ló o seguiu. Ló entendeu a benção que Deus derramara sobre Abrão e o seguiu, porém em algum ponto desta jornada Ló perdeu o foco, as riquezas invadiram seu coração ele havia sido corrompido pela prosperidade proveniente da benção, sendo assim, seus trabalhadores brigavam com os de Abrão uma vez que não havia mais espaço para os dois juntos. Abrão e Ló, dois parentes, criados na mesma cultura, no mesmo âmbito familiar, porém com mentes diferentes. Ambos falavam a mesma língua, porém não pensavam da mesma forma. Se ambos homens prósperos, cheios de entendimento perseguissem o mesmo objetivo talvez teriam conquistado novos horizontes juntos.
E uma só maneira de falar, significa justamente o exposto acima, o mesmo objetivo! Abrão e Ló não possuíam o mesmo objetivo! Jesus inflamado pela sabedoria de Deus disse, uma casa dividida não subsistirá. Uma maneira de falar prova os objetivos, um casal se casa, porém após alguns anos o casamento já não é o mesmo, embora falem a mesma línguagem, eles não falam da mesma maneira, a esposa que ir na igreja, o marido desaprova sua esposa por razões que nem ele mesmo conhece, “Ahh, vai la pra dar o meu dinheiro pra pastor!”, ou algo parecido, uma casa dividida não subsiste! Muitos se perguntam, “Qual é a chave para um casamento loongo e duradouro?” a resposta é falarem da mesma maneira. O marido quer a sala verde, a esposa prefere roxo, e a voz do marido é a martelada final, e no coração da esposa já se inflama um mal, que pode ser segurado mas ao longo dos anos, com o acúmulo de questões alguma hora esse reservatório explode e um casamento é destruído.
De que maneira nós falamos? Falamos a mesma língua mas não falamos da mesma maneira! Jovens quais são nossos objetivos de vida? Trabalhar pra juntar dinheiro e se casar para nos saciarmos sexualmente? As vezes até colocamos Deus na história para parecer bonito para os outros, mas ai quando nos casamos a história muda, ai Deus já não é mais necessário. Porque isso? Porque? Deus conhece nossos corações, sabe o mais íntimo do nosso ser, a razão pela qual vamos à igreja, as vezes nos enganamos a nós mesmos. De que maneira fala a noiva hoje? Finanças X Salvação? Qual vale mais a pena? Se eu for muito rico, beleza, mas é provável que meu casamento vá para o saco e minha salvação então? Nem se fala! Qual o objetivo pelo qual buscamos a Deus?
Dentro da igreja somos um corpo. A igreja é um corpo, se vinte pessoas realmente estão ali para buscar a face do Senhor e se render aos seus pés, mas os quinhentos fulanos no fim da igreja vieram pra assistir a fulaninha passar pra beber água, pense. Se TODOS FALASSEM DA MESMA MANEIRA! Nos perguntamos o motivo pelo qual não vemos Deus operar no meio do culto, pense em Deus olhando do seu trono, vinte pessoas buscando a unção de Deus, mas quinhentos vão apenas para se relacionar uns com os outros e conversar e achar que enganam a Deus.
“Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Vinde, façamos façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhe de pedra, e o betume, de argamassa. Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra”. Gênesis 11:2-4
FALAVAM A MESMA LÍNGUA E DA MESMA MANEIRA! Junte seus objetivos com os de sua esposa, junte seus objetivos com os objetivos de Deus! E falem da mesma maneira, e então…
“Então, desceu o Senhor para ver a cidade e a torre, que os filhos do homens edificavam; e o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto agora é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem do outro”. Versos 5-7
Se Deus teve que descer e confundir os homens que eram ímpios e queriam engrandecer a eles mesmos, imagine o que Deus não fará se nos juntarmos sobremaneira uns com os outros para buscarmos a Deus! Seria o céu na Terra! Imagine se todos os cristãos clamassem e se arrependessem de seus maus caminhos e buscassem a presença de Deus, com uma mesma maneira de falar! Deus rasgaria o céus de NOVO e desceria Ele mesmo para nos ver, e andaria em nosso meio e sararia nossa terra, curaria Ele mesmo com suas próprias mãos, com as mesmas mãos que fizeram os céus e a terra e tudo o que neles há. Pense, pense, pense quão lindo seria se todos nós nos arrependesse, pense no que Deus faria em nosso favor se apenas juntasse-mos nossos objetivos com os de Deus.
2 Crônicas 7:14 “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”.
Para que isso possa acontecer devemos falar da mesma maneira! Rumo a salvação em Cristo Jesus e não somente a nos casarmos ou obtermos um bom emprego.
A presença de Deus vale mais do que todos os amigos que você pode ter, a presença de Deus vale mais do que um Corolla novo na garagem, a presença de Deus vale mais do que um salário de quatro mil reais. Deus quer ser valorizado acima desses nossos valores mesquinhos.
Que Deus possa nos ensinar sua Palavra, sejamos um, uma linguagem uma maneira de falar! Um só objetivo, alcançar a salvação! Jesus disse que se um membro te faz pecar arranquemos e joguemos fora, pois é melhor entrarmos aleijados nos céus do que de corpo inteiro no inferno. Não nos enganemos, salvação é o dia a dia, por termos feito uma oração não significa que já somos salvos, a Bíblia nos ensina, “Quem está de pé, veja que não caia”.

0 comentários:

Facebook Google+ Twitter RSS