19 de julho de 2009

A fé é...

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem.
Hebreus 11:1

Em Hebreus 11:1, Deus nos conta o que é a fé bíblica. Moffatt traduziu este versículo assim: "Ora, a fé significa que temos confiança das coisas que esperamos, e convicção daquilo que nós não vemos". Outra tradução diz: "A fé e dar substância às coisas em que esperamos". Ainda outra diz assim: "A fé é a certidão da garantia, a coisa em que esperamos até ao fim acaba sendo nossa".

Há vários tipos de fé. Toda pessoa, salva ou não, tem uma fé natural, humana. Aqui, porém, Deus está falando a respeito de uma fé bíblica. Está falando a respeito de crer com o coração. E há uma diferença entre crer com o coração e apenas crer naquilo que os sentidos físico lhe dizem!

A fé é apanhar as irrealidade da esperança e trazê-las para a dimensão da realidade.

(...) A fé dirá a respeito de si mesma tudo quanto a Bíblia diz, porque a fé em Deus é simplesmente fé na Sua Palavra.

(...) A fé não é esperaça. Lembre-se do seguinte: A esperança diz: "Vou recebê-lo algum dia". A fé diz: "Já o possuo agora". João Wesley disse: "O diabo deu à igreja um substituto para a fé que parece e soa tão semelhante à fé que algumas pessoas não percebem a diferença". Chamava-o de "assentimento mental".

Muitas pessoas percebem aquilo que a Palavra de Deus diz, e concordam que é a verdade - mas é apenas com a mente que concordam. E isso não realizará a tarefa. É a fé no coração que recebe da parte de Deus. Note que a Bíblia diz: "Porque é com o coração que se crê..." Romanos 10:13


(...) Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco (Marcos 11:24). E agora, note que o receber vem depois do pedir. A maioria das pessoas quer inverter a ordem daquilo. Mas Jesus disse (segundo a linguagem dos nossos dias): "Você precisa crer que já o tem, antes de recebê-lo".
(...) Tomé disse: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o meu dedo, e não puser a minha mão no seu lado, de modo algum acreditarei (João 20:25). Então, quando Jesus apareceu, Tomé disse: Senhor meu e Deus meu! (v. 28).
Jesus lhe disse: Porque me viste, creste? Em outras palavras, Tomé não estava crendo da mesma forma que você e eu cremos na ressurreição de Jesus Cristo. Ele creu porque o viu com seus olhos físicos. Nós cremos porque a Palavra de Deus diz que é assim.



Como vimos, crer com o coração é diferente de crer com a mente, como esta escrito ali em cima, assentimento mental...

(..) Quando Deus fala a respeito do coração na Sua Palavra, não se refere ao órgão que bombeia o sangue pelo nosso corpo e nos mantém com vida. Ele se refere ao espírito humano, que é o próprio âmago da existência humana.
(...) 1 Pedro 3:4 Mas o homem encoberto do coração: no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é preciosa diante de Deus.
Romanos 7:22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus.
O homem encoberto do coração é o espírito, o verdadeiro homem.
Com o espírito , contatamos a dimensão espiritual.
Com a alma, contatamos a dimensão intelectual.
Com o corpo contatamos a dimensão física.
Usemos então a Fé de acordo com oque nos ensina a Palavra de Deus. Crendo firmemente com o coração (espírito) e não duvidando.


(Este estudo foi retirado do livro "O Extraordinário Crescimento da Fé" de Kenneth E. Hagin, pela Graça Editorial)


4 de julho de 2009

Temor e Sabedoria

Temor é obediência, respeito...
O temor é uma importante chave na vida cristã, importante na caminhada com o Senhor Jesus.
Devemos temê-lo, e não ter medo...
Provérbios 9:10 diz que "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria."
Provérbios 10:27 diz que "o temor do Senhor prolonga a vida."

A sabedoria nos mostra o temor, o temor a sabedoria.
A sabedoria e o temor nos mantém longe de problemas, como Provérbios 2:12, 16 "a sabedoria o livrará do caminho dos maus dos homens de palavras perversas; Ela também o livrará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras".

A sabedoria nos leva aos caminhos que o Senhor preparou para nós, nos dará o entendimento da Palavra, que é a base para nossas vidas. A bíblia nos diz que se acatarmos a repreensão de Deus, Ele nos dará um espírito de sabedoria e nos revelará os pensamentos de Deus (Provérbios 1:23).

"Sábio é aquele que não despreza a disciplina do Senhor e nem se magoa com a repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama." (Provérbios 3:11, 12)
Este provérbio nos fala que Deus disciplina a que Ele ama, então nãos se preocupe pois as ribulações que nos provam e nos ensinam nunca faltarão.

Agora que vimos alguns pontos sobre temor e sabedoria, e o efeito que tem sobre nós., vejamos como relamente ela começa.
A sabedoria e o conhecimento começam com o TEMOR. Ter este "temor" significa exercitar a honra, o amor e a confiança para com Deus. Podemos também chamar este "temor" de reverência". Mas, porque a sabedoria começa com temor ao Senhor? (muitos podem se perguntar)

Do mesmo modo que não podemos medir uma parde se não possuirmos uma trena, do mesmo modo que se não possuirmos um velocímetro não teremos como saber a velocidade a qual anda um carri. Da mesma maneira, a mente humana não consegue ver oque é certo. Só Deus pode mostrar-nos a diferença entre o certo e o errado. Muitos jovens e pessoas de todas as idades, hoje em dia, não conseguem compreender esta diferença, porque não conhecem a Deus. Só Deus pode mostrar-nos o que é certo, e é por isso que o conhecimento e a sabedoria começam com Ele.

Provérbios 2;10 nos diz o seguinte: "Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento". E da boca de Deus saiu a Palavra, que é Bíblia.
Deus é o único que pode nos dar sadoria, tudo a Ele pertence, desde um grão de areia na praia até o mais alto monte.

Provébios 8:13 diz "Temer o Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogãncia, o mau comportamento e o falar perverso".
Então como já vimos que o temor é a chave para se ter sabedoria, este versículo é uma grande ferramenta.

Segundo Provérbios 8, analisando estes textos, a sabedoria não é feitade pensamentos comuns. A sabedoria de Deus é feita de pensamenos que produzem algo. Deus imaginou o universoe colocou seus "pensamentos" em prática.
Este versículos referem-se ao Senhor Jesus Cristo como sendo a sabedoria de Deus. No Evangelho de João está escrito que que Jesus é a "palavra" de Deus (João 1:1).
É claro que Jesus não é uma palavra escrita, comoa de um livro qualquer. Ele é a Palavra viva de Deus. Jesus é a sabedoria que Deus falou e fez com que as coisas existissem (Colossenses 1:16).
Se você ainda não aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador, a hora é essa.. Feche os olhos, e faça uma breve oração audível, como esta, "Senhor Jesus grato fico por morrer na cruz por mim, peço a Ti perdão por todos os pecados que cometi, pois reconheço que sou pecador, láva-me com Teu precicioso sangue de todos os pecados. Convido a Ti que entre em meu coração, em minha vida, eu entrego a Ti e a Teu governo o meu espírito, corpo e alma, Sejas Tu o único Senhor e Slavador da minha vida, em teu nome peço, Amém!".
Facebook Google+ Twitter RSS